Por Ígor Borges
Os tipos de proximidade e abordagem com o consumidor
Os programas esportivos na TV, aberta e especialmente fechada, brasileira se baseiam em comentários, análises e reportagens relacionadas aos jogos, acontecimentos e fatos ligados ao âmbito. Todavia, são várias as maneiras de abordagem entre esses programas, seja pelo público que acompanha, pela rede televisiva, pelos profissionais ou pelo enfoque do mesmo. Além disso, pode-se considerar que cada meio é diferente de outro, mesmo que os assuntos ou os fatos sejam idênticos.
Dito isso, analisando dois programas esportivos de emissoras diferentes, percebem-se as diferenças de abordagem, uso de termos, enfoque, nível de “expertise” por parte dos apresentadores e repórteres. Essa diferença pode ser explicada por dois fatores: as duas emissoras em questão tratam-se de uma aberta e uma fechada; o público alvo e os profissionais se divergem bastante.
Um dos programas analisados foi o Jogo Aberto, da TV Bandeirantes. Enquanto isso, a segunda análise foi feita com o Linha de Passe, da TV fechada do grupo Disney, a ESPN, focada na programação esportiva.
Jogo Aberto
O programa da Band é transmitido de segunda a sexta, durante o período da manhã/almoço e é marcado pela sua bancada. Os apresentadores, Renata Fan e Denílson Show, realizam um giro pelas matérias dos clubes de futebol, mais especificamente dos clubes do Brasil. O programa possui diferentes versões conforme o estado de transmissão, sendo que o analisado, é transmitido pelo estado de São Paulo, e, portanto, foca nos clubes dessa região.
O Jogo Aberto é dividido em duas partes. A primeira delas faz um giro pelos principais acontecimentos esportivos do dia, mostra resultados de jogos, reportagens do dia a dia dos clubes, gols da rodada. Ela ainda conta com pequenos comentários dos apresentadores entre as matérias, sempre de uma forma leve e com linguagem coloquial, e com a presença de brincadeiras e momentos de descontração.
Na segunda metade do programa, ocorre o debate entre os apresentadores, de que participam outros, outros integrantes são acrescidos ao programa, tais como o ex goleiro Ronaldo Giovanelli, o narrador Ulisses Costa, e o comentarista Heverton Guimarães. Nesse período, o debate discorre sobre o principal assunto do dia, e ocasionalmente, ocorrem “zoações” entre os apresentadores, que nesse caso, tem seus clubes do coração revelados ao público. Um exemplo disso, é a tradicional “maca do eliminado”, que ocorreu em um dos dias analisados, com Denílson Show sofrendo a cena pela eliminação do Palmeiras na Libertadores.
Linha de Passe
Transmitido todas as segundas, quartas, quintas-feiras e domingos, o Linha de Passe é um dos carros chefes da ESPN Brasil, rede de televisão fechada focada em esportes. No programa, são debatidos vários assuntos recorrentes aos fatos esportivos dos últimos dias, além da apresentação de resultados, matérias e entrevistas exclusivas. Comumente, o programa é apresentado pelos jornalistas mais badalados da emissora, tais como Paulo Andrade, Nivaldo Pietro, William Tavares, além dos escalados nos jogos da rodada, os quais entram ao vivo para comentar sobre. Durante o desenrolar das pautas, os comentaristas abordam os jogos em si, com análises táticas, discussões acerca de arbitragem, e das polêmicas do extracampo.
O programa conta com o debate como principal engajamento, uma vez que, os jornalistas presentes na mesa, possuem opiniões fortes e têm discussões pertinentes sobre os assuntos abordados. Além disso, o Linha de Passe possui uma linguagem mais técnica sobre os esportes (majoritariamente futebolística), e por isso, é mais aclamado pelo público que acompanha arduamente, não só seu time do coração, mas todos as partidas de futebol possíveis. Nesse caso, diferentemente dos programas de TV aberta, os apresentadores mantêm seus times do coração ocultos, a fim de evitar mais polêmicas.
A título de comparação
Enfim, a discussão entre os dois programas é a seguinte: cada um deles lida com públicos, “chefes” e níveis de abordagem diferentes. Toda a cobertura e possivelmente, proximidade com o fato, varia de emissora para emissora. Com isso, dá a se entender que, o Jogo Aberto, da televisão aberta, busca aproximar o telespectador do programa, utilizando de técnicas e personagens que prezam pelo entretenimento e por uma discussão “rasa”, ou que não se torna massivo ao público. Uma vez que, a Band teria mais variedade de acompanhantes, seja o torcedor, a dona de casa, a criança, o adulto, etc.
Por outro lado, o Linha de Passe faz o caminho “inverso”, ao invés de aproximar novos espectadores, entende-se que ele se preocupa em manter os que já estão fidelizados. Para isso, seu padrão de abordagem é técnico e que necessita de um entendimento maior do público. Isso é dado, de forma que seus telespectadores sejam, supostamente, amantes do esporte, e com isso, já tenham conhecimento sobre o assunto, buscando apenas se informar ou ouvir outra opinião de especialistas.
0 Comments:
Postar um comentário