A resposta à pergunta do título parece óbvia. São os jornalistas.
No entanto, em alguns casos, são assessores de imprensa, que também são jornalistas, mas contratados por empresas/organizações/políticos/famosos para divulgar conteúdos na mídia.
Essa divulgação ocorre por meio de um documento chamado de release, que é enviado pelos assessores aos jornalistas e que deveria servir somente como uma sugestão de assunto a ser apurado pela imprensa. Isso porque, obviamente, esse release nem sempre se guia pelos preceitos jornalísticos, afinal, assessoria de imprensa e jornalismo são atividades distintas. A assessoria diz respeito aos interesses de uma empresa/organização/político/famoso; já o jornalismo tem (ou deveria ter) uma função social.
Embora o release devesse funcionar apenas como uma sugestão de assunto, o que se vê, normalmente, é a mera reprodução dos conteúdos na imprensa, sem apuração e às vezes até sem correções ortográficas ‒ e também sem a assinatura de um jornalista responsável pelo texto.
Exemplos
No dia 2 de junho, quarta-feira, a Prefeitura de Divinópolis encaminhou um release aos meios de comunicação sobre a publicação de um decreto de “liberdade econômica” no município, que estabeleceu, por exemplo, o fim da exigência de alguns alvarás para determinadas empresas.
O release, que também está disponível no site da Prefeitura, foi reproduzido (às vezes com pequenas alterações) por pelo menos quatro portais de notícias da cidade, além do site da CDL: Portal Agora, G37, Portal Gerais, Sistema MPA.
O único entrevistado no texto divulgado pela Prefeitura é o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Angelo Gonçalves. Falta, então, para irmos além da fonte institucional, a voz de um especialista, por exemplo. Afinal, quais as diferentes avaliações sobre esse decreto?
Falta apuração
Na quinta-feira, 3 de junho, a assessoria de imprensa do vereador Eduardo Azevedo encaminhou um release aos veículos de comunicação de Divinópolis. O texto enviado pela assessoria do parlamentar foi reproduzido na íntegra ou com algumas edições por pelo menos três portais de notícias da cidade: Sistema MPA, G37, Portal Gerais.
No release divulgado à imprensa, o vereador afirma, por exemplo, que “lockdown não funciona”. A frase foi simplesmente reproduzida pelos meios de comunicação. Neste ponto, a imprensa deixou passar uma oportunidade de apuração, que certamente rebateria a fala do vereador, tendo em vista os diversos estudos que comprovam a eficácia do lockdown e do isolamento social para conter a pandemia.
O buraco é mais embaixo
A discussão sobre a simples reprodução de releases na mídia envolve diversos outros debates ‒ como a suposta necessidade de rapidez da informação na internet, a busca por cliques, as hierarquias nas empresas jornalísticas, as reportagens patrocinadas e as rotinas dos jornalistas, que nem sempre permitem que se desenvolva uma apuração prolongada ‒ mas é um aspecto que vale a reflexão para jornalistas e leitores.
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